Transformando lutas em legados
Apesar da publicação da lei complementar que dispunha sobre a organização da Defensoria Pública no Estado de Mato Grosso, sua efetiva operação começou a ganhar vida apenas 08 anos depois, com importante participação do então Governador Dante Martins de Oliveira.
Em 13 de maio de 1998, o Decreto n.º 2.262 oficializou a instalação da Defensoria Pública de Mato Grosso, estabelecendo a estrutura inicial da instituição. No mesmo mês, foi aberto o primeiro concurso público para ingresso na carreira, visando o provimento de 95 cargos.
No dia 24 de fevereiro de 1999, 24 profissionais foram oficialmente empossados como Defensores Públicos, marcando o início de uma jornada dedicada à prestação de assistência jurídica gratuita e integral aos necessitados.
Os anos iniciais de trabalho foram marcados por muitos desafios e lutas que envolveram a valorização da carreira, melhorias na infraestrutura, o aumento do número de defensoras e defensores públicos, servidoras e servidores públicos e expansão do atendimento para municípios do interior do estado.
Nesses últimos 25 anos, foram inaugurados diversos núcleos, culminando na conquista significativa de alcançar presença em 100% das comarcas já no primeiro mês de 2024, representando o fortalecimento do acesso à justiça para todos os cidadãos mato-grossenses.
Além do atendimento nos núcleos, desde seu início, a Defensoria realiza mutirões que levam orientação jurídica e assistência na resolução de conflitos para as comunidades mais distantes. Projetos de sucesso como o “Defensoria Até Você” e o “Ribeirinho Cidadão” ajudaram a garantir direitos de centenas de milhares de pessoas em todo o estado de Mato Grosso.
Para alcançar o objetivo de ser referência na promoção dos direitos humanos e na redução das desigualdades econômica, social e jurídica, prestando um serviço de excelência às pessoas em situação de vulnerabilidade, a DPEMT conta com 212 membros ativos e mais de 1500 servidores, incluindo participantes dos programas de estágio, de ressocialização e terceirizados, que ajudaram a realizar mais de 500 mil atendimentos só no ano de 2023.